O Quintandinha é um bairro de Petrópolis (RJ), localizado bem na entrada da cidade. Lá está o Palácio que leva o mesmo nome e é incrivelmente rico em história: o Palácio do Quitandinha.
Além dessa atração histórica, você também encontrará um pouco de aventura no bairro: ali pertinho está a Pedra do Quitandinha, acessível por uma trilha de apenas 20 minutos e que tem uma vista incrível da cidade. É possível também apreciar o Palácio por outro ângulo.
Nas redondezas você também encontrará um ótimo restaurante: a churrascaria Lago Sul, super tradicional na cidade. Vai por mim, você não vai resistir ao cheirinho de churrasco gaúcho.
Aproveite para conferir em vídeo a nossa experiência no bairro! Confira aqui o terceiro episódio da nossa série #MalaDeAventurasExploraPetrópolis
Para conferir os outros eps: Cachoeira do Circuito das Bromélias e Centro Histórico de Petrópolis. E não esqueça de se inscrever no nosso canal! >>> Mala de Aventuras no Youtube!
Palácio Quitandinha
O Palácio do Quitandinha foi construído em 1944 para ser o maior cassino hotel da América do Sul. Em seus anos de glória, diversas pessoas famosas passaram por lá, como a Carmem Miranda, Getúlio Vargas e até o Walt Disney!!!
A construção é cheia de detalhes e curiosidades. Duas chamaram a nossa atenção: a cúpula do salão mauá é a segunda maior cúpula do mundo! A outra curiosidade é que eles usaram areia da Praia de Copacabana na construção do Lago do Quitandinha, que foi planejado para caso houvesse algum incêndio.
Veja também: Centro Histórico de Petrópolis: roteiro de um final de semana
Anos depois, o jogo foi proibido no Brasil e o Palácio continuou funcionando apenas como hotel. Mas, fazer a manutenção dessa enorme e luxuosa construção não é fácil, né? Os apartamentos acabaram a venda e toda a proposta do Palácio Quitandinha fcou pra trás.
Só em 2007 o Sesc comprou a parte administrativa da cidade e começou a dar vida novamente aos salões e jardins. Durante o Festival de Inverno passam várias bandas e peças de teatro por aqui, trazendo cultura, diversão e alegria para Petrópolis! Para ficar de olho na programação, é só clicar aqui.
Além do belo jardim, o interior do palácio, com enormes lustres e janelas, é luxuoso e muito bonito e é aberto para visitação. O cômodo que mais chamou nossa anteção foi a piscina coberta, que tem o formato de um piano de cauda e chega a 5m de profundidade. Nas paredes, há pinturas inspiradas no livro “20 mil léguas submarinas”, do Julio Verne.
Nos finais de semana, o jardim fica repleto de crianças e várias atividades são programadas pelo Sesc dentro do hotel. Eles tem até um salão de boliche, que é uma ótima opção para dias chuvosos e de frio.
Informações úteis
Endereço: Av. Joaquim Rolla, n º 2
Tel: (24) 2245-2020
Website: http://www.sescrio.org.br/unidades/sesc-quitandinha
Horário de funcionamento para visitação: Terças a sábados, das 10h às 17h. Domingos e feriados, das 10h às 16h.
Visitação livre: gratuito
Visitação guiada:sáb, dom e feriados – Visitações realizadas a cada 30 minutos, das 10h às 11h30 e 13h às 16h. R$10 o ingresso (com meia entrada para estudantes, idosos, PCD e professores).
Horário de funcionamento do boliche: qua a dom, 11h às 21h (no final de semana fica aberto até mais tarde)
Valor do boliche: R$30 por 1h
Trilha Pedra do Quitandinha
É claro que não poderia faltar um pouquinho de aventura no nosso dia. Fomos fazer a trilha da Pedra do Quitandinha, de onde podemos ver o Palácio de outro ângulo e uma boa parte da cidade, incluindo as montanhas <3
Como chegar: Nós fomos de carro e conseguimos estacionar bem perto da entrada da trilha. Você deve seguir pela Rua Uruguay e pegar a primeira a esquerda, fazendo uma curva bem fechada. Siga sempre pela rua asfaltada e vá subindo. Em um momento, você vai ver que a rua passa a ser de terra. Continue mais um pouco, até quando não der mais para o carro subir. É ali que você deve estacionar e começar a caminhada a pé.
Nível de dificuldade da trilha: Fácil. São duas subida bem íngremes, onde é preciso ter um pouquinho de resistência, mas nada muito difícil. Levamos uns 20 minutos para chegar até o topo. De lá, podemos ver o Palácio Quitandinha do alto, o lago (que dizem ter o formato do mapa do Brasil) e as montanhas da cidade ao longe!
Dica: Cuidado com o ruço petropolitano! O Quitandinha é o berço do ruço da cidade e nem sempre o dia está tão limpo assim. Portanto, cheque o tempo antes de ir fazer a trilha, pois se tiver ameaça de chuva, há grandes chances de você encontrar tudo branco lá em cima (isso aconteceu com a gente e foi triste!).
Dica 2: A trilha é meio deserta, e sempre é melhor ir em grupo.
Dica 3: Passe protetor solar!! O sol da montanha queima bem e se você pegar um dia com vento, pode não sentir queimar.
Ótima opção de restaurante no bairro: Lago Sul
No Lago do Quitandinha você vai ver uma casinha de madeira, onde funciona a Lago Sul Churrascaria. O restaurante, super tradicional na cidade, serve o melhor churrasco gaúcho, no esquema de rodízio.
O ambiente é bem rústico e chama a atenção pelo visual lindo do Lago que temos lá de dentro. Além disso, o atendimento é nota 10, assim como o rodízio.
Há uma seleção de carnes nobres como a picanha, o chorizo argentino, e a exótica paleta de carneiro.
Mas, se você não é muito fã de carnes, pode apostar nos peixes, que são preparados na brasa e servidos com molhos especiais. Os acompanhamentos também são incríveis: risoto de camarão ou bacalhau, arroz a piamontese, farofa de ovos, polentinha, saladas, queijo na brasa e muito mais.
Informações úteis
Horário de funcionamento: seg a sáb, 11:30h às 22:30h. Dom, 11:30h às 18:30h.
Reservas: 24 2237-1947
Endereço: R. República da Argentina, 259 – Quitandinha, Petrópolis – RJ
Para mais informações, acesse o site ou o facebook da Churrascaria!
Não esqueça de se inscrever no nosso canal! >>> Mala de Aventuras no Youtube!
Você também pode gostar de ver:
Conheça o bairro Rocio, em Petrópolis
Roteiro de um final de semana em Itaipava
Já ouvi dizer que o o lago tem formato da América do Sul… Acho que faz um pouco mais de sentido, mas mesmo assim tem que se esforçar pra ver!
Adoro o blog, nunca fui a Petrópolis para conhecer a história, sempre para comprar, mas esse post me deixou com água na Boca! Adoro os posts de vocês, não parem!
Ah venha conhecer a cidade sim, Maíra! Além das comprinhas, tem muitos encantos 🙂
Fernanda e Gaia,
Petrópolis tem um serviço de teleatendimento gratuito de informações turísticas da Fundação de Cultura e Turismo: Disque Turismo 0800 024 1516. Funciona todos os dias da semana.
Olá,,meu nome é Géri Dadald ,,trabalhei de garçon na churrascaria do lago,,como era o nome na época em 1987,,saudades dessa época que ja fazem 33 anos ,sou do RS e moro agora em Porto Alegre,,gostaria de saber quem hj, em dia é o proprietario,,na minha época era o sr Juca,,que tinha tambem serviço de buffet ,,JUCCAS BUFFET ..dentro do Quitandinha,,abraços a todos
OTIMA REPORTAGEM.
Obrigada, Marco Antônio!